quinta-feira, 16 de maio de 2013

HABEMUS CHROMEBOOK

O bichinho chegou hoje. Um amigo que voltou dos istazunís trouxe pra mim.

No caso, um Samsung Chromebook Series 03 (nome científico: XE303C12). É, aquele com processador ARM, for everyone. Se liga:

https://www.google.com/intl/en/chrome/devices/chromebooks.html#ss-cb

Ainda estou conhecendo a parada, então, por enquanto, não há muito a dizer. Abaixo, algumas observações esparsas:

- O bluetooth funcionou com um teclado Nokia SU-8W, mas se recusa a encontrar meu mouse.

- Nada de malandragem com o 3G. O meu é um modelo Wi-Fi, então, apesar de haver um slot para um cartão SIM, ele está selado com uma borracha que aparenta ter sido colada lá dentro. Também testei um modem 3G (um ZTE MF-100 da VIVO), e ele também não foi reconhecido pelo sistema. Pelo sim, pelo não, testei o comando modem_set_carrier através do crosh. Obviamente, não deu certo. Pesquisarei mais. Afinal, sou brasileiro e não desisto nunca!

- Aliás, falando em Brasil, é impressão minha ou, fora poucas resenhas sobre alguns Cr-48 emprestados pelo Google que pipocaram anos atrás, comentários/relatos em pt-BR sobre esses equipamentos são praticamente inexistentes? Entendo que Chromebooks não são oficialmente vendidos por aqui, mas esse tipo de coisa nunca foi impedimento na hora de trazer o último iPhone ou qualquer outra traquitana da vez. Acho que essa tecnologia não fez muito a cabeça do consumidor brasileiro. Daí a demora do Google em aparecer com esses aparelhos por aqui.

- Reconheceu diversos tipos de unidades de armazenamento USB, inclusive com adaptadores.

-  Um aparelho que tem um comercial (antigo, eu sei) com Slayer na trilha sonora merece todo o meu respeito.




Por enquanto é só.

2 comentários:

  1. Boa noite, tenho um chromebook... é uso ele conectado com um moden 3G huawei...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Douglas. Qual é o modelo do seu Chromebook? Faz tempo que não testo o modem, então pode ser que alguma atualização tenha habilitado esse recurso. Mas, no meu caso, desconfio que seja alguma limitação do processador ARM.

    ResponderExcluir