sexta-feira, 11 de abril de 2014

GOOGLE KLOUT

Pode ser que já o recurso já estivesse por aí, mas eu só vi ontem (ou hoje, se você fizer mesmo questão) de madrugada.

Dando uma olhada em meu próprio perfil no Google Plus, notei algo diferente na barra superior.

É necessário rolar o perfil um pouco para baixo para que os números sejam exibidos.*
O Google passou a informar o número de pessoas que me seguem, que parece diferir ligeiramente do número de pessoas que me colocaram em seus círculos (hihihi...), e também o número de page views do meu perfil. E foi isso o que me impressionou.

Agora há pouco, enquanto escrevo esse post, o número de page views está em 124580, ou seja, em menos de 13 horas, eu tive mais 1843 visualizações. Pode isso Arnaldo?

Acho que não.

A contagem total do meu blog, que já vai bater nos 12 anos, não chega nem perto. Tudo bem, eu mudei o mecanismo de contagem diversas vezes, e os valores que estou usando agora são os do sistema do Blogger, que foi ativado em Maio de 2007, ou seja, cinco anos ficaram ignorados nessa baciada. Mesmo assim, é uma diferença absurda.

Se não estou enganado, meu perfil no Google+ foi ativado em Julho de 2011. Arrendondando tudo, e fazendo uma conta de padaria, são 1015 dias até hoje. Então temos uma média de 123 visualizações diárias.

Até entendo que atualmente, dadas as circunstâncias, um perfil em uma rede social possa ter mais alcance que o blog pessoal de um ilustre desconhecido. Mesmo assim, fiquei com uma pulga atrás da orelha.

O próprio Google avisou que esse (un)feature é experimental, mas o problema, a meu ver, é que esses valores ficam expostos para qualquer pessoa. Se você for no meu perfil (ou em qualquer outro), mesmo sem estar logado no Google, será possível ver esses números.

Me lembrou um pouco os primórdios do Klout, um serviço que se propões justamente a medir a "influência" das pessoas na internet, através de critérios meio suspeitos. Ou superficiais.

E como pageviews (muito confundidos com influência) acabam virando moeda de troca na rede mundial de computadores, espere ver gente dando carteirada com o número de page views do Google+.

Ou não, porque (quase) ninguém usa o G+ mesmo.

*Depois eu percebi que NÃO é necessário rolar o perfil para que a contagem seja exibida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário